Slide background

Nossas Notícias

Notícias voltar

Postada em: 10/10/2019

SIL aposta em crescimento de mercado fotovoltaico voltar

Empresa tem a linha de produtos voltada a sistemas de energia solar como destaque de 2019.

A SIL Fios e Cabos Elétricos, empresa líder de mercado no segmento de cabos e fios de baixa tensão, aposta em 2019 na sua linha de produtos AtoxSIL Solar. Com isolação e cobertura resistentes a chama e com baixa emissão de fumaça e gazes tóxicos na presença de fogo, o cabo é destinado a sistemas fotovoltaicos, sendo também resistente à salinidade, radiação UV e umidade.

"O crescimento da utilização da chamada 'energia limpa' é fundamental, não só em termos ambientais, mas operacionais pois essa energia está disponível em grande quantidade no Brasil, desde um grande centro urbano até em localidades isoladas na Amazônia. Além disso não depender apenas da energia elétrica convencional potencializa ainda mais a alternativa fotovoltaica", destaca Nelson Volyk, gerente de engenharia de produto da SIL.

Mercado de geração de energia fotovoltaica cresce ano após ano:

O Cabo AtoxSil Solar levou em conta na sua concepção o crescimento das instalações fotovoltaicas no Brasil, que fazem do nicho uma oportunidade cada vez mais proveitosa. Segundo dados da Renewable Energy Policy Network for the 21th Century (REN21) ¹ - órgão multinacional de difusão de conhecimento sobre energias renováveis que conta com o apoio, entre outras organizações, da ONU, associações industriais e governos de todo o mundo - o Brasil é o 10º país que mais investe em energia solar no planeta.

A REN21, no mesmo estudo, apontou também a predileção no Brasil pela energia solar em detrimento de outras matrizes energéticas renováveis. Segundo a publicação, mesmo apresentando dificuldades econômicas, o país viu crescer entre 2016 e 2017 o investimento no setor, chegando a marca de US$ 1 bilhão. No mesmo período, segundo o estudo, a energia solar foi a única modalidade de energia renovável do país que não apresentou redução ou estagnação no investimento.

Os efeitos dessa tendência começam a ser cada vez mais sensíveis no dia a dia. Segundo a mesma publicação, em dezembro de 2018 o Brasil contava com 48.613 sistemas fotovoltaicos instalados, responsáveis pela geração de 1,84GW. Em 2016, este montante atingia aproximadamente 0,2GW.

Fontes:

  1. http://www.ren21.net/wp-content/uploads/2018/06/GSR_2018_Highlights_final.pdf