Slide background

Nossas Notícias

Notícias voltar

Postada em: 10/08/2020

Mercado de cabos para sistemas fotovoltaicos acompanha crescimento do setor solar voltar

Fonte: Revista Potência

Reportagem: Pauo Martins

Com excelentes níveis de irradiação solar, o Brasil possui um mercado bastante promissor na área de energia fotovoltaica, o que pode ser comprovado pelos números.

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), as usinas de grande porte e os pequenos e médios sistemas instalados em telhados, fachadas e terrenos respondem atualmente por mais de 6 gigawatts de potência operacional. Os investimentos privados totais chegam a R$ 31 bilhões.

Mas esse é um setor ainda pouco explorado, que está apenas engatinhando no País. Assim, o potencial
de crescimento é enorme.

Consequentemente, são grandes também as oportunidades para os mercados que atuam no fornecimento de produtos e soluções para esse segmento. É o caso dos cabos para geração solar fotovoltaica.

Mas vale lembrar que é essencial a aplicação do cabo específico para o setor fotovoltaico nesse tipo de ambiente.

Conforme explica Nelson Volyk, gerente de Engenharia de Produto da fabricante SIL, quando foi elaborada a norma técnica do cabo solar fotovoltaico, que é a NBR 16612 - "Cabos de potência para sistemas fotovoltaicos, não halogenados, isolados, com cobertura, para tensão de até 1,8 kV C.C. entre condutores - Requisitos de desempenho", foi projetado um cabo específico para essa aplicação, que possibilita uma perfeita conexão utilizando os conectores fabricados para essa aplicação, um cabo que possa ficar exposto às intempéries por 25 anos, que é a estimativa da vida útil do sistema de geração solar. "Ou seja, se em um sistema de geração não foi utilizado esse cabo específico, provavelmente o condutor convencional vai apresentar alguma falha antes que os demais equipamentos do sistema", indica.

Mas afinal, quais as principais diferenças entre o cabo solar fotovoltaico e o cabo comum de energia?

Nelson Volyk explica que o cabo solar fotovoltaico é fabricado com cobre estanhado, ou seja, há uma camada de estanho em volta de cada fio de cobre, enquanto que os condutores comuns de energia não possuem essa camada de estanho. "Os compostos de isolação e cobertura do Cabo Solar Fotovoltaico são muito mais resistentes às intempéries, comparados aos cabos comuns de energia", complementa.

Cuidados na aquisição

Sobre os cuidados que o comprador deve ter ao adquirir cabos fotovoltaicos, para não ter problemas com eventual falta de qualidade, Nelson Volyk recomenda comprar de fabricantes tradicionais. "O cabo solar fotovoltaico é fabricado com compostos onde há necessidade de maquinário mais robusto e domínio da tecnologia. Um fabricante novo e pequeno, dificilmente terá equipamento industrial para produzir este tipo de cabo. Além disso um fator de análise é o preço; a corda de cobre estanhado é bem mais cara que a corda apenas de cobre, os compostos da isolação e da cobertura são muito mais caros que os utilizados nos cabos convencionais, além de serem importados. Desta forma vemos que caso haja um cabo solar fotovoltaico barato, há algo suspeito".