Slide background

Nossas Notícias

Notícias voltar

Postada em: 27/10/2016

Abracopel participa de treinamentos da SIL voltar

Iniciativa teve como foco reforçar ao público do encontro a importância da segurança com a eletricidade

Os dois últimos treinamentos Básico I de Condutores Elétricos de Baixa Tensão, realizados pela SIL Fios e Cabos Elétricos em 24 de setembro e 1º de outubro, na Uni Sant'Anna - Universidade Anamaco, em São Paulo (SP), contaram com a importante participação da Abracopel - Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade. A entidade foi convidada pela AES Eletropaulo, a maior distribuidora de energia elétrica da América Latina e parceira da SIL nos treinamentos desde 2010.

A iniciativa teve como foco reforçar ao público do encontro - formado por profissionais da área elétrica, entre eles, eletricistas, instaladores de materiais elétricos e de iluminação, além de atendentes de lojas, promotores de vendas e consumidores - a importância da segurança com a eletricidade. "As palestras foram muito boas e produtivas. Tivemos a oportunidade de apresentar para grupos muito atentos e interessados aquilo que a Abracopel mais preza: a conscientização para os perigos que a eletricidade pode causar quando não é respeitada", pontuou Edson Martinho, diretor executivo da Abracopel.

Para Nelson Volyk, gerente de engenharia de produto e coordenador dos treinamentos técnicos, internos e externos da SIL, a participação da Abracopel juntamente com a parceira de longa data AES Eletropaulo trouxe ainda mais conteúdo ao módulo Básico I - "Conceitos Elementares das Instalações Elétricas": "O tema é dos mais pertinentes e reforça ainda mais o trabalho da SIL de levar, por meio dos treinamentos, informação de qualidade sobre o segmento elétrico. Tão importante quanto ensinar os conceitos básicos a esse público, é nunca deixar de abordar a questão segurança. E foi isso que a Abracopel fez com toda propriedade".  

Abracopel

Única entidade brasileira a fazer levantamento estatístico de acidentes de origem elétrica, tanto em fios de alta tensão quanto em instalações precárias realizadas em casa, a Abracopel a cada ano aprimora esses dados, buscando conscientizar e alertar a população, profissionais e, principalmente, a mídia em geral sobre a importância do tema. Os números, coletados pela entidade desde 2008, são altos (o número total de acidentes envolvendo eletricidade - com ou sem vítimas fatais - aumentou 3% em 2015, para 1.257) e servem para alertar que, somente com prevenção, é possível reduzir os acidentes a zero e ter um ambiente totalmente seguro.