Slide background

Notícias

SIL abre agenda de treinamentos 2016 com novidades

Notícias voltar

Postada em: 21/12/2018

SIL orienta: O que fazer para garantir uma instalação elétrica mais segura e econômica voltar

Já se perguntou o que pode ser implantado em sua casa para garantir a eficiência energética e reduzir a conta de energia? Se a resposta for não, deveria. Se respondeu sim, já é um bom começo. Mas melhor ainda é partir para a prática e, quando for "botar a mão na massa" de fato, esteja atento a importantes recomendações, a começar pela contratação de um profissional qualificado para fazer o serviço, conforme orienta a SIL Fios e Cabos Elétricos.

Saiba que o correto dimensionamento estabelece a carga necessária para a instalação elétrica do projeto em questão, a quantidade de circuitos (tomadas e pontos de luz), os valores nominais dos disjuntores a serem utilizados, a seção nominal dos cabos elétricos e todos os demais dados para que os produtos utilizados no imóvel (casa ou apartamento) sejam ligados e os circuitos possuam corrente compatível. Confira os principais pontos de atenção para garantir uma instalação elétrica mais segura e econômica:

  • Respeitar a capacidade de corrente dos condutores elétricos;
  • Compatibilizar os disjuntores para cada condutor;
  • Saber quais equipamentos elétricos de maior consumo (acima de 10 A) serão ligados e determinar circuitos exclusivos;
  • Utilizar dispositivo diferencial residual (DR) em ambientes molhados, entre os quais banheiros, áreas de serviço, etc.

E não esqueça: falhas de projeto, mão de obra desqualificada, manuseio e instalação inadequada de produtos e a utilização de componentes em desacordo com as especificações das normas técnicas, ou seja, com baixa qualidade, são fatores que até podem resultar em economia em um primeiro momento, porém tal economia será superada pelos gastos com reparos e desperdício de energia elétrica. Fique atento!