Slide background

Notícias

SIL abre agenda de treinamentos 2016 com novidades

Notícias voltar

Postada em: 19/06/2015

SIL orienta: Fio ou cabo, qual a melhor opção? voltar

O consumidor que precisa contratar um profissional ou deseja, por conta própria, instalar um circuito de tomadas ou de iluminação para seu imóvel sempre tem dúvida sobre qual condutor utilizar. Afinal, o que é melhor: cabo ou fio? Eis a questão. Na verdade, a mais frequente no Serviço de Atendimento ao Consumidor da SIL.

E para sanar tal dúvida, nada mais adequado - seguro e correto, também - do que lançar mão das orientações constantes na norma técnica NBR 5410, que especifica as instalações elétricas de baixa tensão no Brasil. Ela determina, por exemplo, que a seção mínima (bitola) para as tomadas de uso geral é 2,5mm² e para os circuitos de iluminação 1,5mm², independentemente de ser fio sólido, cabo rígido ou cabo flexível, pois possuem a mesma capacidade de condução de corrente.


Embora fios sólidos, cabos rígidos e flexíveis tenham as mesmas aplicações, durabilidade, qualidade e capacidade de transmissão de energia numa mesma seção nominal, a escolha de um ou de outro passa pela flexibilidade. Explica-se: os cabos flexíveis são mais fáceis de manusear, já que deslizam nos eletrodutos, agilizando a instalação.

A finalidade da instalação definirá a escolha do produto, porém, é imprescindível o correto dimensionamento realizado por um profissional habilitado, que esteja apto a definir a carga necessária para a instalação elétrica do projeto em questão, a quantidade de circuitos (tomadas e pontos de luz), a capacidade dos disjuntores, a seção nominal dos condutores (fio ou cabo) entre outros aspectos.

Fonte: Revista Potência e SAC SIL

 

O Grupo Contax fortaleceu sua presença nacional com a ativação de sua primeira operação na Paraíba, em João Pessoa, capital e principal centro econômico do estado. Contando com 1.518 posições de atendimento em 9.000 m2, o novo prédio é composto por três salões, com 506 posições de atendimento cada.

Formatada seguindo os novos padrões de operação do Grupo Contax, a unidade começa a funcionar como uma fábrica de serviços que prioriza a saúde, a qualidade de vida e o bem-estar dos profissionais, oferecendo alimentação saudável, com nutrição de qualidade em um ambiente voltado ao relacionamento e à proximidade de gestão.

Modernas e arrojadas, as instalações foram dimensionadas combinando consciência ecológica com eficiência operacional, trazendo economia de 31% no consumo energético e geradores de energia autônomos, que garantem o atendimento contínuo, mesmo se houver quedas de energia.  Além da eficiência energética e de recursos naturais, a nova planta reduz ainda a emissão de CO2.

Até o fim de 2015, o Grupo Contax inaugura mais duas novas unidades seguindo os mesmos padrões de qualidade e performance, uma no Brasil e outra no Peru.

SIL Fios e Cabos Elétricos ® 2016 - Todos os direitos reservados
Rua Barão de Penedo, 319 - Guarulhos - SP - cep 07222-015 - SAC 0800 55 0008 - Telefax: 11-3377-3333 - sil@sil.com.br